O aplicativo inclui funcionalidades estratégicas para proporcionar uma experiência otimizada e eficiente:
O aplicativo inclui funcionalidades estratégicas para proporcionar uma experiência otimizada e eficiente:
O desenvolvimento da aplicação começou com a criação de uma proto-persona, um perfil fictício que representasse o usuário ideal do app: uma pessoa com intolerância ou alergia à lactose, para compreender melhor suas necessidades. No início, tive dificuldades em criar a proto-persona, pois estava no começo do curso, então busquei exemplos de personas para entender o conceito. Em paralelo, identifiquei os stakeholders essenciais ao projeto, como donos de estabelecimentos, parceiros de delivery, profissionais de saúde e possíveis investidores.
Com a persona definida, formulei hipóteses para entender melhor as necessidades do público-alvo. Realizei uma pesquisa de usuário explorando questões como “Pode descrever como é sua rotina diária, especialmente no que se refere à alimentação?”, “Como você se sente em relação à sua intolerância à lactose?” e “Quais alimentos ou pratos você mais sente falta por não poder consumir?”. Os insights obtidos validaram as hipóteses iniciais e orientaram a definição de funcionalidades e estrutura do app. Neste ponto, a dificuldade foi a quantidade de entrevistas, pois gostaria de ter um número maior para obter opiniões mais diversificadas, complementando com um formulário.
Os testes de usabilidade foram essenciais para avaliar a navegação e ajustar o design antes da interface final. Utilizando protótipos de baixa fidelidade, conduzi testes com usuários para identificar obstáculos e ajustar o fluxo do aplicativo com base no feedback. Essa etapa confirmou a importância de funcionalidades como o mapa interativo e filtros específicos.
Fragmento do google forms da pesquisa
Após os testes de usabilidade, o projeto avançou para a fase de UI, onde o visual do aplicativo começou a ganhar forma. Criei protótipos de média e alta fidelidade, desenvolvendo um layout intuitivo. O objetivo foi proporcionar uma experiência visual fluida e prática, e a clareza para o usuário.
Tive dificuldades no desenvolvimento da solução, pois não dominava o Figma, o que dificultou a interação com a ferramenta. Para superar isso, busquei orientação de um profissional sênior, que me ajudou a entender melhor as ferramentas, além de compartilhar insights sobre a carreira e o dia a dia em UX.
Para aprimorar o projeto, busquei a orientação de Lisa, uma profissional sênior em UX, que trouxe sugestões valiosas para ajustar o design e o fluxo de navegação. De forma proativa, também fiz um curso de Figma, onde aprendi a criar componentes, o que facilitou bastante a revisão do projeto. Além disso, explorei conteúdos adicionais para aprofundar meu conhecimento e incorporar insights que elevaram a qualidade da aplicação.
Quer ver mais?